Luciana Gomes é professora de Biologia de nossa unidade e com novas práticas de ensino conquistou o I Prêmio de Educação Científica, patrocinado pela BG Group. Confira!
Atualmente a tarefa de levar o conhecimento, principalmente para os adolescentes, vem sendo um desafio e tanto para os professores. E por este motivo os educadores estão procurando maneiras mais simples e fáceis de deixarem suas aulas mais dinâmicas e divertidas, fazendo o uso da tecnologia, de jogos e coisas do dia-a-dia.
É a partir dessa ideia de aula inovadora, que a professora de Biologia, Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, da escola da Rede Estadual CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, criou um jogo sobre os processos de fotossíntese e Respiração Aeróbica. A proposta do jogo é que os alunos participantes possam aprender o que é a fotossíntese e a respiração aeróbica, e entendam quando e pelo o que os processos são realizados e claro, a sua importância. O jogo é feito em grupo, e para montá-lo e entendê-lo, os integrantes do grupo necessitam ler o texto e as instruções, principalmente para conseguirem montar a reação química pedida pelo jogo.
Desta maneira, treinando o trabalho em equipe, a leitura, a atenção, compreensão e a organização. O jogo e a proposta inovadora foram aprovados pelos alunos. Segundo eles, foi uma atividade muito mais interessante e bem menos exaustiva.
Confira o vídeo com os relatos dos alunos, e veja o que eles têm a dizer:

No depoimento da professora Luciana, ela conta sobre as suas experiências em Londres, o inicio do seu jogo e o que a levou a mudar a forma de ensinar.
Leia a baixo, na íntegra, o depoimento da professora Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes:

Depois de um tempo, recebi um telefonema da BG do Brasil, dizendo que eu já era uma das três finalistas e que eu estava convidada para a premiação no MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. Muita alegria, pois já iria para Londres, para conhecer instituições científicas, visitas a museus. Teve um movimento na escola muito interessante para mim, que foi a gravação de um vídeo para o dia da premiação e também para o Canal Futura. No dia da premiação, fui agraciada com o segundo lugar. Uhul!! E viajamos no dia 24 de janeiro e voltamos no dia 31 de janeiro.
A viagem à Londres foi organizada pela British Council e visitamos museus, centros de ciência, uma escola - onde pudemos conversar com professores e alunos - participamos de palestras sobre STEM - Science, Tecnology, Engineering and Mathematics. Fomos acompanhados pela representante da British Council, pelo coordenador de visitas inglês e uma intérprete brasileira. Muito aprendizado para mim... pude exercitar o meu inglês e perceber que tanto o Brasil quanto a Inglaterra enfrentam situações semelhantes: a baixa procura dos alunos pela Licenciatura, principalmente por Física, Química e Matemática. O mercado financeiro tem salários mais altos e os alunos, potenciais pesquisadores e professores destas três áreas, estão sendo atraídos... Isso gera um ciclo: a falta de professores nestas áreas. Então, há um esforço na Educação de capacitar os professores, motivar os alunos a continuarem com seus sonhos de trabalhar em pesquisa e em Licenciatura.
Quanto à divulgação científica, em Londres existe a cultura dos museus, centros de ciências muito fortes; então, a visitação é constante, a parceria com fundações e instituições privadas e espaços nos museus que os visitantes "brincam" com os experimentos. Não é só o governo que tem que investir nestes espaços, a iniciativa privada ajuda e muito! É um modelo que poderia ser seguido pelo nosso país, para fomentar a divulgação científica e motivar mais e mais crianças e jovens a caminharem pelas trilhas da investigação e pesquisa.
Como falei com a minha família, voltei com os olhos e mentes cheios de ideias e projetos. E conhecer Londres foi uma experiência impagável!"
Confira o vídeo onde os finalistas comentam sobre os seus projetos:

E você que é um estudante ou um professor? O que você acha de aulas diferenciadas, mais práticas e mais reais?
Lembre-se, o conhecimento é ilimitado, nossa mente é curiosa e criativa, e Educar não é nada mais que fomentar tudo isso.
Assista a seguir ao vídeo da Cerimônia de Premiação, onde a professora de biologia de nossa unidade, Luciana Gomes, conquistou o 2º lugar na primeira edição do prêmio científico: