Hoje, com as novas tecnologias e ferramentas de entretenimento, muitos acabaram esquecendo-se de nossas antigas brincadeiras, que, além de saudáveis, eram super populares nas ruas sem saída e nos pátios escolares. Essas brincadeiras têm sido constantemente substituídas por jogos e até redes sociais, causando um alto índice de sedentarismo entre as crianças, e nesse caso, não dá pra escolher ser café com leite. Pra relembrar os piques e pegas da vida, o Intercultural News entra num clima nostálgico e traz uma lista de algumas brincadeiras que você possivelmente já brincou, e que hoje já estão quase extintas.
1 - Esconde-esconde
Nesta brincadeira, o procurador fica com os olhos fechados contando até um certo número, enquanto os demais participantes se escondem. Em seguida, as pessoas que se esconderam têm que voltar para o lugar onde o procurador contou e bater no chão, falando ''1,2,3, (Nome da pessoa)''. Injusto mesmo, era quando valia o ‘’1, 2, 3, salve todos!’’, quem nunca ficou sentido em ter que contar tudo de novo? Mas fazer o quê, não é mesmo? Vida que segue.
2 - Pega-pega
No pega-pega, mais conhecido como pique-pega, pode ser jogado por um número ilimitado de jogadores. Nesta brincadeira, o pegador deve correr atrás dos outros e encostar a mão em outro, este outro vira o novo pegador.
3 - Amarelinha
Para esta brincadeira você precisa apenas de um espaço no chão, de algo para desenhar nele e de uma pedra. No chão, deve-se desenhar um retângulo dividido em dez retângulos menores (as casinhas), numeradas de 1 a 10. E, depois da última casinha, deve ser desenhada uma meia-lua e escrever a palavra ''céu'' dentro dela.
Para jogar, o participande deve ficar atrás da primeira casinha e atirar a pedra na casinha que não poderá ser pisada. Começando pelo número 1, o jogador atravessa o resto do circuito com pulos em um pé só. Ao chegar no ''Céu'', deve-se fazer o caminho de volta do circuito, pegar o marcador, sem pular na casa onde ele está, e voltar para trás do traçado.
4 - Pique bandeira
Nesta brincadeira, os participantes são divididos em dois times. O espaço é divido em dois campos de tamanhos iguais. Cada time deve colocar uma bandeira no local que considerar mais difícil e distante dentro do seu campo.
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
5 - Cabra-cega
Este jogo é bem simples, um dos jogadores é a cabra-cega, e este deve ter seus olhos vendados. O jogo começa com todos os jogadores em volta da cabra-cega, que fica de joelhos e com os olhos tapados. Então é dito o discurso:
- "Cabra-cega, de onde você veio?"
- "Venho da serra."
- "O que trouxe pra mim?"
- "Trouxe bolinhos de atum."
- "Me dá um?"
- "Não dou."
Então, os outros jogadores dizem: ''Gulosa, gulosa, ...'' e fogem, até que ela apanhe alguém e este alguém será a nova cabra-cega.
6 - Alerta cor
Nesta brincadeira, um dos participantes é escolhido para ficar com a bola. Este jogador vira de costas e grita ''Alerta cor, e os outros jogadores perguntam ''Que cor?'', o jogador escolhido para ficar com a bola diz a cor e todos os outros tem que encostar em algo desta cor, o jogador que não estiver encostando na cor pode ser queimado.
7 - Cabo de guerra
Nesta brincadeira, os participantes se dividem em duas equipes de mesmo número. Os competidores são alinhados há uma linha central. Os dois times iniciam a competição puxando a corda e tentando fazer com que a outra equipe passe pela linha central. A equipe que cruzar a linha central primeiro perde.
8 - Queimada
Cada time se coloca em um campo e o objetivo é queimar todos as pessoas do outro time. Quando um participante é queimado, ele vai para o cemitério, que fica atrás do campo e, de lá ele ainda pode ajudar o seu time.
9 - Peteca
O jogo é formado por duas equipes, com dois integrantes de cada lado. É um jogo com regras muito simples, até mesmo nos jogos oficiais, será feito o saque inicial e a peteca passará de um lado ao outro da rede, ganha um ponto o time que fizer o adversário deixar a peteca cair no chão.
Um grupo é a polícia, o outro são os ladrões. Eles se escondem e a polícia deve capturá-los em um tempo combinado no início da brincadeira. Se a polícia conseguir prender os ladrões no tempo estabelecido, ela ganha. Caso contrário, os ladrões são os vencedores.
Por Kremmellin Barbosa
Revisado por Carolina Oliveira
Por Kremmellin Barbosa
Revisado por Carolina Oliveira