1) Como seria uma “escola modelo” para
o senhor?
Bom, eu tiro mais pela realidade de nossa
rede, que
é a ideia de realizar várias escolas modelo, não somente uma. Por quê isso?
Porque hoje a gente tem a ideia de que a juventude tem expectativas excelentes,
há jovens que só podem estudar à noite, há os que podem estudar de dia, porém
não podem estudar o dia inteiro, há os que precisam de um estudo especializado,
por haver idade avançada, há os jovens que querem
educação profissional, têm
outros que
querem línguas, outros que querem uma formação que lhe dê condições
de entrar e lhes dar um sucesso na vida por muito tempo. Então, na verdade a gente
não fala de um modelo de escola, mas sim de vários para uma juventude que é
diversa, isso que se torna o mais dificíl. Fazer um modelo só era fácil, você
realizava um padrão e replicava para todos, como ninguém é igual, não podemos
fazer uma escola igual para todos. Por isso vocês têm aqui uma escola que é de
línguas e outras escolas que são de formação profissional técnica, outras que
apenas trabalham para as demandas do século 21, para jovens e adultos e daí por
diante.
2) Podemos dizer que a escola de horário
integral
poderia ser sim, um modelo
escolar?
Ela é um dos modelos, na verdade, estamos
chamando
escola de tempo integral, porém o mais importante para a secretaria do estado
de educação hoje não é simplesmente criar uma escola de tempo integral, mas sim
uma
escola que ofereça educação integral. Aí que se torna o ponto mais
complexo, uma escola
de tempo integral exige uma estrutura
diferente, uma
equipe diferenciada, na maioria dos casos você tem que ter mais gente na
escola, você tem que ter uma estrutura favorável que permita o aluno a ficar
mais tempo na escola, uma alimentação que dê conta disso, atividades que façam
com que a permanência do aluno seja produtiva. Mas o ponto mais importante do
projeto não é ter apenas a extensão do horário do aluno na escola, mas ter um
modelo de educação em que este jovem que está na escola consiga desenvolver as habilidades
mais importantes da vida dele no século 21, isso que nós chamamos de educação
integral, um aluno com criatividade, responsabilidade, auto-gestão, capacidade
de realizar investigação científica, ser um bom líder, saber trabalhar em
grupo. Essas são habilidades importantes que a escola atual não consegue
desenvolver, apenas uma escola organizada, aí sim podendo ser considerada como
um modelo de escola. Vocês estão inseridos nesta escola.
3) Quais os projetos e propostas que a
Secretaria de
Educação têm, relacionados a intercâmbio para todas as interculturais?
Na verdade a Secretaria do Estado de Educação, criou
um projeto de intercâmbio, relacionada com um projeto de escola bilíngue, ou
intercultural. Então estas escolas tem um grau de intercâmbio, como por
exemplo, escola com a França, com a Espanha, com os Estados Unidos, que é esta,
e com a China. Estas escolas estão começando a desenvolver os seus projetos de
intercâmbio, a de mandarim, inclusive, já têm projeto de intercâmbio, como o da
França, com professores. Onde os professores fazem um período de estudos no
país de língua estrangeira. Só que nós temos agora outras escolas já em curso
para serem implantadas, uma de turco e outra de alemão. São escolas que vão
também possibilitar esse intercâmbio. O fator mais importante do intercâmbio é
a possibilidade do jovem ter o contato não só com a língua, como também com a
cultura do outro país em lóquo, ele vivenciar a cultura da outra nacionalidade.
Isso abre por completo a visão deles sobre o mundo, quanto ao lugar onde ele se
encontra e o lugar para o qual ele irá.
4) Você tem alguma mensagem para deixar não somente
para os estudantes do Brasil-Estados Unidos, como também para os estudantes do
estado, em geral?
A mensagem que eu dou é, acreditem que a
educação
vai mudar a vida de vocês e que a Secretaria do Estado de Educação está
realizando um esforço imenso para mudar a educação estadual, mudar definitivamente.
Para não ficarmos mais com o padrão que temos hoje, para que em 20 anos, a
educação do estado do Rio de Janeiro, seja a melhor educação do Brasil.
Esta matéria foi escrita por Italo Medeiros e
revisada por Ana Maria.