Segue abaixo o Edital para inscrição no Processo Seletivo:
Os alunos do
primeiro e segundo ano poderão se inscrever para os cargos de repórter, redator (subtópico: colunista), fotógrafo, supervisor e gerente de mÃdias.
*Leia o resumo abaixo atentamente para melhor entendimento dos cargos propostos.
Breve resumo dos cargos:
Repórter: Possui a função de entrevistar e escrever artigos ou equivalente. Suas reportagens devem ter, obrigatoriamente, riqueza de conteúdo, data, local e perguntas que sejam do interesse do público alvo.
Redator: Este cargo assume o dever de revisar as entrevistas e textos jornalÃsticos feitos pelo repórter. É importante ressaltar que o redator deve manter a essência da reportagem a ser redigida. No subtópico de colunista, o mesmo irá escrever sobre assuntos diversificados, desde que sigam nossa linha editorial.
Fotógrafo: Possui o trabalho de registrar por fotos todos os eventos ocorridos na escola, bem como, as entrevistas realizadas pelos repórteres, que deve incluir: o entrevistado, o entrevistador e o local.
Supervisor: O mesmo deve administrar o andamento das matérias, confirmando a entrega destas no prazo estabelecido, e checando a participação de todos os integrantes, anotando a frequência de trabalhos em cada edição, nas reuniões de pauta.
Gerente de mÃdias: Assumem a responsabilidade de editar vÃdeos, cuidar de toda a área de mÃdias do jornal, controlar o site e postar as matérias semanalmente. Requer conhecimento prévio acerca das plataformas digitais (Photoshop, Illustrator, Sony Vegas, etc), caso contrário, poderá ter ajuda dos atuais integrantes para conhecer o cargo.
*Vale ressaltar que os futuros membros do jornal deverão ter disponibilidade em horários extra escolares para trabalho, incluindo toda quarta-feira nas reuniões de pauta.
Métodos para a inscrição:
1° Etapa – Os alunos que se interessarem deverão se inscrever através do link disponibilizado no fim do Edital,
até a Terça feira, dia 14 de Março.
2° Etapa – Após o término das inscrições, a equipe do jornal reunirá os concorrentes na
Quarta-feira, dia 15 de Março, para pequenos
Workshops de acordo com cada função, para explicar melhor como é o Jornal e o cargo escolhido.
3° Etapa – Ao fim dos workshops (
a partir do dia 16 de Março), os concorrentes aos cargos deverão enviar um material que diz a respeito de sua respectiva função, para o e-mail do jornal (
intercultural117@gmail.com)
até o dia 22 de Março.
O concorrente deverá enviar, caso seja:
Repórteres e Redatores – Uma reportagem de sua autoria abordando um dos temas propostos a seguir:
A. Escola sem Partido, ocupações escolares e o novo Ensino Médio: quais os impactos para a educação brasileira?
B. Inglês ao redor do mundo (considerando em ênfase sua presença no Brasil) e o suposto imperialismo cultural americano, tendo isso em mente, o que é o intercâmbio?
C. Direitos Humanos, segundo prescrição das Nações Unidas e sua atuação contemporânea na sociedade: há possibilidade de aplicar no sistema prisional/carcerário do Brasil?
Fotógrafo – Fotos tiradas pelo mesmo (Sem uso de filtros, etc);
Gerente de MÃdias – Qualquer portfólio de design ou edição de vÃdeo;
*Caso não tenha tanta aptidão com os softwares (Photoshop, etc), entre em contato com o atual Gerente de MÃdias e comunique-o.
Supervisor – Um texto sobre o próprio ponto de vista a respeito desta função dentro os afazeres do jornal.
4° Etapa – Após o envio dos materiais, a equipe entrevistará os concorrentes que passaram na etapa anterior,
no dia 22 e 23 de Março, para saber os objetivos do inscrito para com a escola e jornal, e etc.
5° Etapa – Feita a seleção da última etapa, a equipe, em conjunto com alguns professores, selecionará os que apresentam melhores aptidões à s disciplinas de cunho jornalÃstico.
Etapa Final – E, finalmente, depois de analisarmos minuciosamente cada um dos alunos,
no dia 29 de Março serão escolhidos e oficializados os novos membros do
Intercultural News.