Quais profissões vêm à sua cabeça, quando o assunto é Faculdade? Em muito dos casos, podemos observar as escolhas mais comuns de serem procuradas: Medicina, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura.
E uma questão importante é: Onde o Jornalismo entra? São poucas as pessoas, atualmente, que sonham e almejam cursar tal profissão na Faculdade. Traremos aqui uma visão mais ampla sobre o Jornalismo, que poderá mudar sua escolha em relação a sua “Faculdade dos Sonhos”.
O Jornalismo é mais do que uma profissão descrita como “fácil”. Jornalistas procuram, de qualquer forma, descrever um fato importante ocorrido a fim de alcançar uma visão crítica dos leitores, sendo criativos e inovadores, a fim de destacar-se na função que desempenham. O repórter, por exemplo, enquadra-se em uma situação de busca de argumentos válidos para uma ilustre notícia.
Segundo o site www.stoodi.com, os cursos mais procurados no Brasil, são:
1°. Administração
2°. Direito
3°. Pedagogia
4°. Ciências contábeis
5°. Engenharia Civil
6°. Gestão Pessoal/ Recursos Humanos
7°. Enfermagem
8°. Psicologia
9°. Educação Física
10°. Serviço Social
Sendo assim, o Jornalismo acaba sendo uma “segunda opção” ou, às vezes, nem pensado em cursar. Como é uma profissão das Áreas Humanas, o salário acaba sendo destacado. O grande foco da geração atual é a questão salarial de uma profissão; como ter um emprego produtivo é uma rara exceção, muitos acabam optando por áreas mais bem pagas.
Além de todas essas vantagens citadas acima, não podemos esquecer a chance de trabalhar no exterior. Muitos jornalistas vão ao exterior em busca de aperfeiçoamento e conhecimento maior sobre seu trabalho. Assim, acabam viajando a muitos lugares diferentes, aprendendo um pouco da cultura de cada país; além disso, têm como vantagem a experiência com diversas línguas, podendo aperfeiçoar-se na qual desejar. Uma experiência única!
O jornalista precisa ter um perfil responsável em relação à profissão que exerce. A interpretação de um determinado assunto no qual deseja reportar, precisa ser de extrema amplitude. “Diante de um mercado em constante transformação, o jornalista precisa ser muito mais do que um especialista, seu desafio é tornar-se um profissional multimídia dotado de espírito empreendedor e inovador.”, segundo o site .casperlibero.edu.br. O amor à sua função, também é de suma importância, pois acarreta bastante no modo com o qual ocorre o progresso da mesma.
“O jornalismo é, antes de tudo e, sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”
- Cláudio Abramo
Texto escrito por Maria Fernanda Candido, Redigido por João Marcos Fonseca.