Segue abaixo o Edital para inscrição no Processo Seletivo:
Os alunos do
primeiro e segundo ano poderão se inscrever para os cargos de repórter, redator (subtópico: colunista), fotógrafo, supervisor, gerente de mÃdias e relações públicas.
*Leia o resumo abaixo atentamente para melhor entendimento dos cargos propostos.
Breve resumo dos cargos:
Relações Públicas: Ao profissional de Relações Públicas, caberão as seguintes tarefas: Monitoramento de todas as redes sociais do Intercultural News; planejamento e divulgação de nossos futuros eventos.
Repórter: Possui a função de entrevistar e escrever artigos ou equivalente. Suas reportagens devem ter, obrigatoriamente, riqueza de conteúdo, data, local e perguntas que sejam do interesse do público alvo.
Redator: Este cargo assume o dever de revisar as entrevistas e textos jornalÃsticos feitos pelo repórter. É importante ressaltar que o redator deve manter a essência da reportagem a ser redigida. No subtópico de colunista, o mesmo irá escrever sobre assuntos diversificados, desde que sigam nossa linha editorial.
Fotógrafo: Possui o trabalho de registrar por fotos todos os eventos ocorridos na escola, bem como, as entrevistas realizadas pelos repórteres, que deve incluir: o entrevistado, o entrevistador e o local.
Supervisor: O mesmo deve administrar o andamento das matérias, confirmando a entrega destas no prazo estabelecido, e checando a participação de todos os integrantes, anotando a frequência de trabalhos em cada edição, nas reuniões de pauta.
Gerente de mÃdias: Assumem a responsabilidade de editar vÃdeos, cuidar de toda a área de mÃdias do jornal, controlar o site e postar as matérias semanalmente. Requer conhecimento prévio acerca das plataformas digitais (Photoshop, Illustrator, Sony Vegas, etc), caso contrário, poderá ter ajuda dos atuais integrantes para conhecer o cargo.
*Vale ressaltar que os futuros membros do jornal deverão ter disponibilidade em horários extra escolares para trabalho, incluindo toda quarta-feira nas reuniões de pauta.
Métodos para a inscrição:
1° Etapa – Os alunos que se interessarem deverão se inscrever através do link disponibilizado no fim do Edital até
15/03, quinta-feira.
2° Etapa – Após o término das inscrições, a equipe do jornal reunirá os concorrentes no dia
21/03, quarta-feira, para pequenos Workshops de acordo com cada função, para explicar melhor como é o Jornal e o cargo escolhido.
3° Etapa – Ao fim dos workshops, os concorrentes aos cargos deverão enviar um material sobre sua respectiva função para o e-mail do jornal
(intercultural117@gmail.com) até o dia
28/03, quarta-feira.
O concorrente deverá enviar, caso seja:
Relações Públicas - Uma redação de como aumentar as visualizações do jornal e como cuidar da nossa imagem;
Repórteres e Redatores – Uma reportagem de sua autoria abordando um dos temas propostos a seguir:
A. A influência da mÃdia na sociedade;
B.
Poluição ambiental e o seu impacto na vida da população;
C.
Como o jornalismo tem se adaptado à internet.
Fotógrafo – Fotos tiradas pelo mesmo (Sem uso de filtros, etc);
Gerente de MÃdias – Qualquer portfólio de design ou edição de vÃdeo;
*Caso não tenha tanta aptidão com os softwares (Photoshop, etc), entre em contato com o atual Gerente de MÃdias e comunique-o.
Supervisor – Um texto sobre o próprio ponto de vista a respeito desta função dentro os afazeres do jornal.
4° Etapa –
No dia 04/04, após o envio dos materiais, a equipe entrevistará os concorrentes que passaram na etapa anterior , para saber os objetivos do inscrito para com a escola e o jornal.
5° Etapa – Feita a seleção da última etapa, a equipe, em conjunto com alguns professores, selecionará os que apresentam melhores aptidões à s disciplinas de cunho jornalÃstico.
Etapa Final – E, finalmente, depois de analisarmos minuciosamente cada um dos alunos, no dia 13/04, serão escolhidos e oficializados os novos membros do Intercultural News.